Belezas da Terra - Pendências RN
domingo, 30 de janeiro de 2011
domingo, 23 de janeiro de 2011
Pendências Por quê?
Com o significado legitimo de luta, combate, contenda, guerra, questão, o vocabulário PENDÊNCIA, embora desusado nos diálogos chamados coloquiais, é utilizado normal e solenemente em atos oficiais que exigem o emprego da norma padrão. Não apenas como substantivo, mas também como forma verbal. E o conhecimento de seu uso,no Brasil, tresanda a mais de três séculos.
Domingos Jorge Velho em 1689, já justificava fatos ocorridos na região do Apodi/RN, alegando que seus homens "pendenciarão" (grafia respeitada) com os iandoins e outras nações agregadas.Era expressão corriqueira, usada na fase da colonização. A grafia e o significado continuam respeitados pela semântica.
O topônimo PENDÊNCIAS que identifica o nosso município tem registro de menção conhecida desde 1712, citado em Translado de Data da Sesmaria, pedido ao Governador da Capitania, de área de terra "que pega da lagoa chamada AS PENDÊNCIAS..."
E de lagoa chamada AS PENDÊNCIAS para lugar das PENDÊNCIAS onde pendenciavam, pela posse da terra, índios e colonizadores, foi adotado, no plural, pela linguagem popular: "Venho das Pendências"; "Vou pras Pendencias"; "Moro nas Pendências", quando a povoação, à margem direita do rio Açu, se faziam em três núcleos: PENDÊNCIA DE CIMA, PENDÊNCIAS DO MEIO, PENDÊNCIAS DE BAIXO, obedecendo à declividade do terreno, em coerência com o curso do rio. Esses três núcleos foram, posteriormente unificados, dada a evolução das edificações. E de LAGOA DAS PENDÊNCIAS, LUGAR DAS PENDÊNCIAS, mais o reforço dado pelas suas três divisões, consagrou-se definitivamente como PENDÊNCIAS, seu batismo inicial, nos primórdios do século XIX.
Fonte: Reportagens que Ninguém escreveu, Gilberto Freire de Melo.pag.15.2000.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Dados Gerais
A População Total do Município era de 13.436 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).
Sua Área é de 419,14 km² representando 0.7939% do Estado,
0.027% da Região e 0.0049% de todo o território brasileiro.
Seu IDH é de 0.631 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Ano de Instalação: 1953
Microrregião: Vale do Açu
Mesorregião: Oeste Potiguar
Altitude da Sede: 16 m
Distância à Capital: 177.5883Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Fonte: www.pendencias.rn.gov.br
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
O municipio :
BREVE HISTÓRICO
O território inicialmente pelos índios Janduis e Cariris, teve suas terras doadas em sesmarias ao Sargento-Mor José de Morais Navarro, em 09/10/1972, O novo dono das terras, conhecendo a situação da região, cujo clima de lutas entre tribos era freqüente, não se apressou em instalar-se na cidade.
O inicio do povoamento deu-se num cenário de muitas lutas. A disputa entre os índios e os portugueses, segundo os mais antigos, era uma verdadeira “pendência” que na prática, gerava uma constante alternativa de posse das terras. Teria surgido daí o nome do povoado, situado às margens do rio Assu. Em 1896 foi construída na localidade uma capela em homenagem a São João Batista. No ano de 1922 passou a chamar-se Independência.
A Lei Estadual nº 1309, de 12 de dezembro de 1953, elevou o distrito à categoria de município, desmembrado de Macau, tendo sua instalação no dia 1º de janeiro de 1954.
ASPECTOS TERRITORIAS E GEOGRÁFICAS
O município de Pendências tem uma extensão territorial de 442,5 Km² o que equivale a 0,83% da superfície estadual e, conforme a divisão territorial do Brasil, está situado na microrregião do Vale do Assu e zona homogênea Mossoroense.
Localiza-se a uma altitude média de 10 metros acima do nível do mar, com as seguintes coordenadas geográficas: 5º 5’ de latitude Sul e 36º 43’ de longitude Oeste.
O município limita-se:
ao Norte com município de Macau;
ao Sul com município de Alto do Rodrigues;
ao Leste com o município de Macau;
ao Leste com os municípios de Alto do Rodrigues e Carnaubais.
O clima do município apresenta características do tipo árido tendo como média de precipitação pluviométrica 595,3 mm anuais.
O período chuvoso estende-se de março a abril e a temperatura média é de 27,2º C. Os tipos de solo predominantes são o Combissolo Eutrófico – de fertilidade média alta, textura argilosa, bem ou moderamente drenados, de relevo plano. Estes tipos de solo são propícios à pecuária extensiva e a algum cultivo de milho e feijão.
A formação vegetal predominante é a Caatinga Hiperxerófila – de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas, e a Halófila – constituída por plantas que suportam viver em solo com alta concentração de sais, geralmente de espécies herbáceas e rasteiras. Entre outras espécies destacaram-se a jurema preta, mutumbo, faveleiro, marmeleiro, xiquerique e facheiro. O relevo possui menos de 100 metros de altitude. Pertence à bacia hidrográfica Piranhas-Assu e os principais rios e riachos são: riacho Piranhas, rio Amargoso, rio Mulungu e riacho Curralinho.
No município existe um açude particular com capacidade de acumulação aproximada de 100.000 m³.
Fonte: www.pendencias.rn.gov.br
Fonte: www.pendencias.rn.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)