domingo, 23 de janeiro de 2011

Pendências Por quê?

      Com o significado legitimo de luta, combate, contenda, guerra, questão, o vocabulário PENDÊNCIA, embora desusado nos diálogos chamados coloquiais, é utilizado normal e solenemente em atos oficiais que exigem o emprego da norma padrão. Não apenas como substantivo, mas também como forma verbal. E o conhecimento de seu uso,no Brasil, tresanda a mais de três séculos.
      Domingos Jorge Velho em 1689, já justificava fatos ocorridos na região do Apodi/RN, alegando que seus homens "pendenciarão" (grafia respeitada) com os iandoins e outras nações agregadas.Era expressão corriqueira, usada na fase da colonização. A grafia e o significado continuam respeitados pela semântica.
    O topônimo PENDÊNCIAS que identifica o nosso município tem registro de menção conhecida desde 1712, citado em Translado de Data da Sesmaria, pedido ao Governador da Capitania, de área de terra "que pega da lagoa chamada AS PENDÊNCIAS..."
    E de lagoa chamada AS PENDÊNCIAS para lugar das PENDÊNCIAS onde pendenciavam, pela posse da terra, índios e colonizadores, foi adotado, no plural, pela linguagem popular: "Venho das Pendências";  "Vou pras Pendencias"; "Moro nas Pendências", quando a povoação, à margem direita do rio Açu, se faziam em três núcleos: PENDÊNCIA DE CIMA, PENDÊNCIAS DO MEIO, PENDÊNCIAS DE BAIXO, obedecendo à declividade do terreno, em coerência com o curso do rio. Esses três núcleos foram, posteriormente unificados, dada a evolução das edificações. E de LAGOA DAS PENDÊNCIAS, LUGAR DAS PENDÊNCIAS, mais o reforço dado pelas suas três divisões, consagrou-se definitivamente como PENDÊNCIAS, seu batismo inicial, nos primórdios do século XIX.

Fonte: Reportagens que Ninguém escreveu, Gilberto Freire de Melo.pag.15.2000.

4 comentários:

RaquelNasba disse...

Olá, finalmente estou aqui e totalmente maravilhada com a tua iniciativa. Fico orgulhosa em ver alguém tão jovem consciente da necessidade de valorizar suas raízes pode contar comigo, com a Fundação Félix Rodrigues, com o Espaço Cultural Manoel Rodrigues de Melo e com o Grupo Cultural Jandu-Cari, precisamos somar forças para perpetuar a nossa história. Bjsss

Raquel Barboza

OBS: Já esta salvo nos favoritos, rsr

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!

Unknown disse...

parabéns pela iniciativa, muito bom saber das nossas raízes.

Unknown disse...

Muito bom, gostei muito do Blogger!