BREVE HISTÓRICO
O território inicialmente pelos índios Janduis e Cariris, teve suas terras doadas em sesmarias ao Sargento-Mor José de Morais Navarro, em 09/10/1972, O novo dono das terras, conhecendo a situação da região, cujo clima de lutas entre tribos era freqüente, não se apressou em instalar-se na cidade.
O inicio do povoamento deu-se num cenário de muitas lutas. A disputa entre os índios e os portugueses, segundo os mais antigos, era uma verdadeira “pendência” que na prática, gerava uma constante alternativa de posse das terras. Teria surgido daí o nome do povoado, situado às margens do rio Assu. Em 1896 foi construída na localidade uma capela em homenagem a São João Batista. No ano de 1922 passou a chamar-se Independência.
A Lei Estadual nº 1309, de 12 de dezembro de 1953, elevou o distrito à categoria de município, desmembrado de Macau, tendo sua instalação no dia 1º de janeiro de 1954.
ASPECTOS TERRITORIAS E GEOGRÁFICAS
O município de Pendências tem uma extensão territorial de 442,5 Km² o que equivale a 0,83% da superfície estadual e, conforme a divisão territorial do Brasil, está situado na microrregião do Vale do Assu e zona homogênea Mossoroense.
Localiza-se a uma altitude média de 10 metros acima do nível do mar, com as seguintes coordenadas geográficas: 5º 5’ de latitude Sul e 36º 43’ de longitude Oeste.
O município limita-se:
ao Norte com município de Macau;
ao Sul com município de Alto do Rodrigues;
ao Leste com o município de Macau;
ao Leste com os municípios de Alto do Rodrigues e Carnaubais.
O clima do município apresenta características do tipo árido tendo como média de precipitação pluviométrica 595,3 mm anuais.
O período chuvoso estende-se de março a abril e a temperatura média é de 27,2º C. Os tipos de solo predominantes são o Combissolo Eutrófico – de fertilidade média alta, textura argilosa, bem ou moderamente drenados, de relevo plano. Estes tipos de solo são propícios à pecuária extensiva e a algum cultivo de milho e feijão.
A formação vegetal predominante é a Caatinga Hiperxerófila – de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas, e a Halófila – constituída por plantas que suportam viver em solo com alta concentração de sais, geralmente de espécies herbáceas e rasteiras. Entre outras espécies destacaram-se a jurema preta, mutumbo, faveleiro, marmeleiro, xiquerique e facheiro. O relevo possui menos de 100 metros de altitude. Pertence à bacia hidrográfica Piranhas-Assu e os principais rios e riachos são: riacho Piranhas, rio Amargoso, rio Mulungu e riacho Curralinho.
No município existe um açude particular com capacidade de acumulação aproximada de 100.000 m³.
Fonte: www.pendencias.rn.gov.br
Fonte: www.pendencias.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário